top of page

Tábua Pinhão de Servir

A Tábua Pinhão de Servir foi criada em em 2020, no período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. Após passar bastante tempo em casa, cozinhar tornou-se mais que um hobby: foi fonte de inspiração. A Tábua objetiva trazer elegância na hora de preparar e compor a mesa durante uma refeição.

Para a idealização da Tábua Pinhão de Servir, uma palavra e ato foram fundamentais em todo o processo: REVER. Ao iniciar a pesquisa para a criação, o ato de rever destacou-se primeiramente no formato do objeto, que foi inspirado no Pinhão, a semente da árvore araucária angustifolia que é símbolo marcante da região sul do Brasil e da cidade de Curitiba. No Paraná, as araucárias eram tão abundantes que inclusive originaram o nome da capital. A palavra "curi" vem do tupi e significa “pinheiro”, por sua vez a palavra "tiba" significa “muito”, daí o nome Curitiba ou muitos pinheiros.



O pinhão é uma semente comestível e pode ser muito mais que um item da gastronomia: ele pode inspirar o formato de objetos e artigos de decoração, e assim como o petit-pavé (técnica portuguesa de mosaicos com pedras de basalto e calcário, que ilustram muitas calçadas em nossa cidade) pode tornar o design local ainda mais valorizado e difundido nacional e mundialmente. A Tábua criada é um objeto que enaltecerá o design regional, um artigo de baixíssimo custo de produção e acessível ao público.

O segundo ponto pensado na concepção do projeto sobre o tema rever foi a composição do material. A responsabilidade social de reaproveitamento e sustentabilidade é cada dia mais essencial para que aos poucos possamos convencer a sociedade da importância do consumo consciente. Assim, para a criação da Tábua Pinhão, os materiais utilizados são quase em sua totalidade sustentáveis. As tábuas são produzidas em pequenos pedaços de pedras como granitos, mármores e demais pedras industrializadas como o silestone, e madeiras compensadas como o compensado naval, OSB, laminados e sarrafeados retiradas de sobras, que muitas vezes são descartadas por marmorarias e marcenarias.

bottom of page